Fique por dentro

22/02/21 18:04 | NOTÍCIAS

"Preciso perder essa barriguinha": 9 frases de fat talk para abandonar já

 

Talvez você nunca tenha escutado a expressão "fat talk", mas é provável que já tenha usado frases do tipo no seu dia a dia. As palavras estão presentes nos almoços de família, nas conversas de amigos e até no trabalho.

"Trata-se de uma ou mais falas pejorativas em relação ao corpo, na qual a pessoa enfatiza questões relacionadas ao peso de forma negativa", explica Natalia Vignoli, nutricionista comportamental. A seguir, ela cita alguns exemplos comuns e explica os benefícios de sermos mais gentis com a forma como enxergamos nosso corpo:

 

1. "Preciso perder essa barriguinha."

Geralmente quem diz essa frase toca imediatamente na barriga. Dá aquela beliscadinha ou apalpa a região para se referir ao tamanho do corpo. Natalia explica que o comportamento recebe o nome de "checagem". É aquela parada na frente do espelho na qual você passa as mãos em diferentes partes de si mesma e vai caçando defeitos.

2. "Vou escolher só um dia da semana para enfiar o pé na jaca, assim não fico gorda."

A frase diz muito sobre a relação da pessoa com a comida. Muitos de nós acreditamos que o mais saudável é seguir uma dieta restritiva a maior parte do tempo, mas não somos capazes de manter esse propósito por um longo período.

Por isso achamos que se tivermos um dia da semana "liberado", será mais fácil de nos controlarmos o restante do tempo.

3. "Olha aí, já estou fazendo gordice outra vez."

Natália relembra que a fala é também gordofóbica, já que transmite a ideia de que pessoas gordas têm, necessariamente, hábitos alimentares exagerados e pouco saudáveis, o que não corresponde a realidade.

4. "Não posso comer sobremesa hoje, se não vou explodir."

 Quem diz isso, está também dizendo que tem medo (ou até um pavor) de engordar.

 5. "Acho linda essa roupa, mas não tenho corpo para isso." 

 

A frase é típica entre grupos de mulheres e a princípio pode parecer inofensiva, mas não é. Primeiro porque transmite a ideia de que certas roupas só podem ser usadas por pessoas magras. Segundo porque soa ofensivo para terceiros.

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde