Canal de autorização

1 - QUAIS SÃO OS CANAIS EM QUE POSSO SOLICITAR AUTORIZAÇÕES DE PROCEDIMENTOS NA HUMANA SAÚDE?

Você pode fazer suas solicitações sem sair de casa, através do site, clicando em serviços > canal de autorização ou através do nosso aplicativo Humana Saúde Nordeste.

Caso seja imprescindível, você também poderá fazer suas solicitações através do atendimento pessoal, de segunda a sexta, das 08 às 16h, na seguinte unidade:

  • Caso seja imprescindível, você também poderá fazer suas solicitações através do atendimento pessoal, de segunda a sexta, das 8 às 18h, nas seguintes unidades:
  • Humana Saúde: Av. Getúlio Vargas, 2063 - Monte Castelo, São Luís - MA, 65025-000.
    Central de atendimento ao cliente: (98) 3334-6000.

2 - QUAIS OS PROCEDIMENTOS PODEM SER AUTORIZADOS PELO SITE?

Exceto pedidos de urgência/emergência, exames laboratoriais, raio x, ultrassonografia e solicitações de consultas que são solicitados pelo próprio prestador diretamente à Humana Saúde, todos os demais pedidos Eletivos (agendados), terapias e cirurgias podem ser solicitados pelo site clicando aqui ou no app Humana Saúde Nordeste.

3 - EXISTEM PROCEDIMENTOS QUE NÃO PRECISAM DE SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO?

Sim! Para exames simples de laboratório e imagem, não é necessário solicitar autorização. Basta buscar a rede credenciada disponível no site e agendar o seu procedimento. Caso tenha dificuldades em localizar a rede para atendimento, temos a central de agendamento disponível 24hs, através do telefone: (98) 3334-6000.

4 - COMO ACOMPANHAR O RETORNO DA MINHA SOLICITAÇÃO?

Após solicitar pelo canal de autorização no site através do https://www2.humanasaude.com.br/ma/servicos/canal-de-autorizacao/, você deverá acompanhar o seu protocolo no menu “Verificar Solicitações”.

Após a liberação da solicitação, clique em cima do número da guia e realize a impressão diretamente no site.

Se a solicitação for realizada pelo aplicativo, acompanhe através do menu "Autorizações".

5 - AS AUTORIZAÇÕES SÃO FEITAS MEDIANTE PEDIDO MÉDICO?

Sim, as autorizações dos procedimentos (consultas com multiprofissionais, exames, terapias e cirurgias eletivas) só podem ser realizados mediante pedido médico. Em algumas situações podem ser necessários exames e laudos complementares. Os itens que necessitam destes complementos podem ser esclarecidos na lista de procedimentos e eventos de saúde - ROL DA ANS, no link abaixo:

Link para o ROL da ANS
https://www.ans.gov.br/index.php/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/737-rol-de-procedimentos

6 - PRECISO SOLICITAR AUTORIZAÇÃO PARA CONSULTAS ELETIVAS?

As consultas eletivas (agendadas) nas Clínicas não precisam de autorização, porém, para algumas especialidades como Psicologia, Psiquiatria, Fonoaudiologia e outros, é necessário ter encaminhamento médico.

Para consultas em nossa rede credenciada, a necessidade de autorização varia de acordo com o seu produto.

Se seu plano for pessoa física, consulte as condições em seu contrato e se for pessoa jurídica, fale com o RH ou responsável por sua empresa. Você também pode esclarecer dúvidas através de nosso SAC (98) 3334-6000.

7 -EM QUAIS CASOS PODE HAVER UMA NEGATIVA?

As negativas estão relacionadas a itens contratuais do produto adquirido, carências contratuais, e cumprimento dos anexos da lista de procedimentos e eventos de saúde - ROL DA ANS, que contém os procedimentos de cobertura mínima e obrigatória que deve ser cumprida conforme cada tipo de plano de saúde.

A lista com os procedimentos contemplados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) fica disponível através do link:
Lista de procedimentos
https://www.ans.gov.br/index.php/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/737-rol-de-procedimentos

Não deixe de checar no plano contratado quais são suas coberturas, rede de hospitais, laboratórios e médicos conveniados. Você pode consultar a rede de atendimento do seu plano em nosso site, informando o número de sua carteirinha ou através do nosso aplicativo Humana Saúde Nordeste. https://www2.humanasaude.com.br/ma/guia-medico.htm

8 - AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA DEVEM SER SOLICITADOS PELO APP?

Não, pedidos de urgência tem origem de atendimento executado em pronto socorro e o próprio prestador deverá entrar em contato com a operadora para este atendimento imediato.

Em casos que durante um atendimento eletivo na rede credenciada o médico solicitar um procedimento urgente, para que a operadora tome conhecimento do seu pedido é preciso fazer contato com a central da Humana Saúde através do telefone: (98) 3334-6000 ou pelo canal de autorização disponível no site: https://www2.humanasaude.com.br/ma/servicos/canal-de-autorizacao/ ou aplicativo Humana Saúde Nordeste.

O seu médico também pode fazer contato com a operadora e informar que ele fez este pedido e é urgente, agilizando assim o seu atendimento.