Fique por dentro

19/11/20 16:01 | NOTÍCIAS

Campanha Novembro Azul reforça cuidados do homem com a saúde

No mês de novembro a saúde do homem é reforçada mundialmente e isso acontece por causa da campanha Novembro Azul. Criada em 2003 na Austrália, a campanha tem como foco, chamar a atenção do público masculino para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença que age silenciosamente em seu estágio inicial e que se diagnosticada cedo, pode evitar complicações futuras.

Aqui no Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que, no país, este ano, serão mais de 65 mil casos confirmados. A avaliação inicial para a detecção do câncer de próstata é feita através do exame de PSA (um tipo de exame de sangue) associado ao exame do toque retal. Dependendo dessa avaliação inicial, o médico poderá requisitar outros exames para melhor esclarecimento. 

De acordo com o urologista Daniel Medeiros é preciso haver preocupação com a doença. “O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente do homem e que também responde pela segunda principal causa de mortalidade dentro dos tumores, com a estimativa aproximada de 15.500 mortes, sendo que boa parte delas poderiam ser evitadas se diagnosticadas em casos mais iniciais”, explicou o médico. 

Ainda segundo o médico, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir as chances de desenvolver a doença. “O principal é a adoção de hábitos de vida saudável como uma dieta equilibrada, realização de atividade física regular e controle de peso, já que a obesidade é vista hoje como um dos fatores de risco de desenvolvimento da doença”, alertou Daniel Medeiros.

Humana Saúde

Em alusão à campanha, a fachada da sede da Humana Saúde, na avenida Prudente de Morais no Tirol, está toda azul. Uma forma de incentivar os homens a cuidarem da saúde. A Humana Saúde também conta com profissionais e clínicas de referência qualificados para prestar o melhor atendimento em saúde.

Kehrle Junior
Imagem: Ascom 
Edição:C.S.