Dezembro Vermelho: campanha alerta para a prevenção e luta contra a AIDS | Humana Saúde

Fique por dentro

07/12/20 10:48 | NOTÍCIAS

Dezembro Vermelho: campanha alerta para a prevenção e luta contra a AIDS

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados e riscos com a transmissão do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis existentes, no mês de dezembro, organizações da sociedade civil se unem em prol da campanha Dezembro Vermelho. 

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os casos de infecções por HIV/Aids apresentam redução em todo o país. Foi constatado um decréscimo de 18,7. Em 2012, a taxa de detecção era de 21,9/100 mil habitantes e em 2019 foi de 17,8/100 mil habitantes. Já com relação ao número de infectados no país, atualmente, 920 mil pessoas vivem com HIV, sendo que 77% fazem o tratamento precoce.

Para o médico infectologista Marco Araújo, um dos fatores para a queda nos números de novos casos é a prevenção. “Tanto em relação ao uso do preservativo, como das profilaxias também. Tanto pré-exposição, quanto de pós-exposição e isso é uma informação que temos que reforçar ao avaliar um paciente, sobretudo quando são parceiros discordantes”, avaliou.

E  ainda completou, “mantendo um paciente tomando a medicação rotineiramente, seguindo o tratamento, você evita a transmissão. Carga viral negativa, você evita a transmissão da infecção para outras pessoas”, frisou o dr. Marco Araújo.

Outro ponto ressaltado pelo infectologista foi quanto ao teste de HIV. Segundo ele, é preciso que haja uma frequência na realização dos exames pelas pessoas. “Se você não tiver parceiro fixo, ou for profissional do sexo, a minha orientação é que a cada seis meses, ou a cada ano, a pessoa realize o anti-HIV, como a bateria de exames para outras infecções sexualmente transmissíveis”, explicou.
 
Humana Saúde

A Humana Saúde soma-se à campanha Dezembro Vermelho e na defesa da Luta Contra HIV/Aids. Contamos com profissionais e clínicas de referência habilitados e qualificados, prontos para prestar o melhor atendimento e auxiliar nas dúvidas necessárias.

Kehrle Junior
Imagem: Ascom 
Edição:C.S.