Quer mais facilidade?
Baixe o app da Humana Saúde.
05/08/21 18:30 | NOTÍCIAS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que o índice de reajuste anual dos planos individuais/familiares para o ano de 2021, a ser aplicado no período de maio/2021 a abril/2022 é de -8,19%.
Esse índice reflete a queda das despesas assistenciais ocorrida no setor no ano de 2020 em virtude da pandemia de Covid-19. Na prática, o percentual negativo resulta em redução na sua mensalidade.
O reajuste é válido para os planos de saúde individuais ou familiares médico-hospitalares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98).
O percentual de reajuste negativo será aplicado em suas mensalidades a partir do mês de aniversário de seu contrato, que é o mês em que ele foi firmado.
É importante lembrar que o reajuste negativo de 2021 não incide sobre as parcelas relativas à recomposição dos reajustes suspensos no período de setembro a dezembro de 2020 e estes continuarão sendo aplicadas normalmente, de acordo com o parcelamento determinado pela ANS.
Além do reajuste anual referente ao ano de 2021 e a parcela referente à recomposição dos reajustes suspensos em 2020, também continua possível a aplicação do reajuste por mudança de faixa etária do beneficiário.
Lembramos que se o seu plano já fez aniversário nos meses de maio, junho ou julho, a aplicação do reajuste será retroativa e lançada nos boletos a partir de Agosto.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através de nossa central de atendimento ou acesse: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/reajuste-de-planos-individuais-familiares.