Fevereiro da Conscientização: casos de fibromialgia precisam de acompanhamento médico | Humana Saúde

Fique por dentro

17/02/21 15:01 | NOTÍCIAS

Fevereiro da Conscientização: casos de fibromialgia precisam de acompanhamento médico

 

Um problema comum, que atinge cerca de 4% da população mundial e que precisa de diagnóstico médico, a fibromialgia, é uma síndrome clínica que se manifesta com dor em todo corpo e que chega acompanhada com sintomas de cansaço, fadiga, ansiedade, depressão e até alterações intestinais.

Para entendê-la e conscientizar a população da importância do tratamento e acompanhamento médico para evitar maiores transtornos durante a rotina diária, a campanha Fevereiro Roxo alerta as pessoas para a importância do diagnóstico. Segundo o médico reumatologista, dr. Rafael Costa (CRM-RN/9521), que atende na Humana Clinic, é necessário que o paciente procure ajuda.

"É importante caracterizar bem ao paciente que ele é portador de uma doença, que os sintomas não foram inventados por ele, e que existe sim, uma forma de cura e tratamento. Por isso é necessário o acompanhamento com o profissional reumatologista para que os pacientes possam ter condições normais de saúde assim como outras pessoas inseridas na sociedade", ressaltou o médico.

Quanto ao tratamento, o médico destaca que ele pode acontecer de duas formas, sendo por meios farmacológicos e não farmacológicos. "A psicoterapia, o exercício físico e a educação a respeito da doença podem ser meios não farmacológicos receitados ao paciente e através de medicamentos, podemos receitar medicamentos ansiolíticos, analgésicos de levada crônica e medicamentos para melhor controle do sono. Lembrando que é importante o diagnóstico médico para ser receitado o melhor tipo de tratamento", explicou dr Rafael.

Fevereiro Roxo

O Fevereiro Roxo da Humana Saúde está inserido dentro da campanha #Fevereiro da Conscientização, que tem como objetivo levar esclarecimento e informações úteis para o público, em geral, sobre as doenças de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia.

A campanha contará com a produção de matérias, postagens em redes sociais e ainda vídeos, trazendo médicos esclarecendo aspectos importantes sobre essas doenças. O #Fevereiro da Conscientização abrange também o Fevereiro Laranja.

Por Kehrlle Júnior 
Imagem: Ascom